Cultura da Convergência

A convergência das mídias é mais do que apenas uma mudança tecnológica. Ela altera a forma como pensamos, criamos e consumimos as informações.

Cultura da Convergência - Henry Jenkins

Vivemos em uma nova era, a pós-modernidade, ou era da informação. Jenkins aborda em seu livro Cultura da Convergência um dos principais aspectos deste novo cenário, a convergência. Esta convergência não está relacionada apenas às tecnologias, ou às mídias, mas ocorre principalmente nas pessoas. Conforme cita o autor:

“A convergência das mídias é mais do que apenas uma mudança tecnológica. A convergência altera a relação entre tecnologias existentes, indústrias, mercados, gêneros e públicos. A convergência altera a lógica pela qual a indústria midiática opera e pela qual os consumidores processam a notícia e o entretenimento. Lembrem-se disto: a convergência refere-se a um processo, não a um ponto final”. (JENKINS, 2009, p.43).

A convergência nasce da necessidade da criação de novas ferramentas, processos e tecnologias que facilitem as interações humanas e os processos da sociedade. Estas mudanças influenciam diretamente o mercado e o consumo. Emerge a necessidade de novas estratégias de marketing e comunicação que tenham como foco a experiência do consumidor com a marca, em que esta é construída à partir de uma narrativa transmidiática, uma miscelânea de novas e velhas tecnologias.

Leitura recomendada a todos aqueles que se interessam por cibercultura, comunicação e novas tecnologias.

REFERÊNCIA

JENKINS, Henry. A cultura da convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s